Results for 'Em Ē Nuk̲amān̲'

962 found
Order:
  1. Human values in Jainism.Em E. Jayacandra - 1997 - Bangalore: Gandhi Centre of Bharatiya Vidya Bhavan. Edited by Ānanda & B. V. Rajaram.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Bhāratīya darśanagaḷu mattu bhāṣe.EṃE Hegaḍe - 2012 - Heggōḍu (Sāgara): Akṣara Prakāśana.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Meyyiyar̲ cintan̲aikaḷ: pērāciriyar Cō. Kiruṣṇarājā nin̲aivu malar.Cō Kiruṣṇarājā, Kārttikēcu Civattampi, Em Ē Nuk̲amān̲ & Vaṭivēl In̲pamōkan̲ (eds.) - 2011 - [Kol̲umpu]: Pērāciriyar Cōmacuntaram Kiruṣṇarājā Nin̲aivukkul̲u.
    Contributed articles on modern philosophy, Saiva Siddhanta and Cō. Kiruṣṇarājā.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Viśiṣṭādvaitakośaḥ.Bhāṣyam Svāmī, Es Em Es Varadācārya & Em E. Lakṣmītātācārya (eds.) - 1983 - Melukoṭe: Saṃskr̥ta-Saṃśodhana-Saṃsat.
    Encyclopedic dictionary of Viśiṣṭādvaita school of Vedanta in Hindu philosophy.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Atikāram par̲r̲iya iraṇṭu kaṇṇōṭṭaṅkaḷ.Ē. Pi Em Itrīs - 2007 - Vāl̲aiccēn̲ai: Uyirppait Tēṭum Vērkaḷ.
    Articles on the relevance of Islam and a comparative look with European philosophy in the contemporary world.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Pr̲akāśattinumēl pr̲akāśaṃ.E. Eṃ Usmān - 1995 - Kōl̲ikkōṭ: Yuvata Bukkhaus.
    Philosophical implications of a Quranic phrase, "The light above all the light".
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  16
    Contribuciones a las Ciencias Sociales.Conscientização Em Paulo Freire & Transformação E. Liberdade Consciência - forthcoming - Filosofia.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Phronesis e Virtude do Caráter em Aristóteles: comentários a Ética a Nicômaco VI.Lucas Angioni - 2011 - Dissertatio 34:303-345.
    These are commentaries to the translation into Portuguese of Nicomachean Ethics VI, found in the same volume of Dissertatio.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   51 citations  
  9. Sefer Ohel Yaʻaḳov ṿe-Leʼah: ʻal mitsṿat-ḥinukh shel ha-av ṿeha-em: le-Torah, le-mitsṿot, le-emunah ule-midot, hadrakhat ha-Torah le-yaḥase horim ṿi-yeladim.Refaʼel Menaḥem Shlanger (ed.) - 1996 - Netanyah: Makhon she-ʻa. y. Yeshivat Radin.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Indice Del volumen xlvi.Octavio N. Derisi, Mario E. Sacchi, Carlos P. Blaquier, Icnacio Em Andereggen, Laura E. Corso & Abelardo Pithod - 1991 - Sapientia 180:318.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  55
    Boekbesprekingen.H. Suasso, J. De Fraine, I. de la Potterie, E. Vandenbussche, L. Rood, J. Van Torre, P. Smulders, P. Ploumen, C. Sträter, S. Trooster, F. Malmberg, F. De Raedemaeker, I. de la Porterie, Em Janssen, J. Nota, J. Defever, L. Steins Bisschop, M. De Tollenaere, A. van Leeuwen, L. Vander Kerken, H. Geurtsen, J. De Munter, A. van Kol, A. Snoeck, R. Hostie, H. Wannemakers, P. Fransen, A. de Wilt, A. Mulder, A. Raignier, J. Andriessen & H. Zwetsloot - 1953 - Bijdragen 14 (2):194-232.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  12
    Sociedade moderna: ciência e sentido em Eric Weil.Daniel Benevides Soares - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):171-181.
    A sociedade moderna weiliana se caracteriza entre outras coisas pela sua sua concepção de ciência. Ambas fundadas no princípio do cálculo eficaz, a compreensão de seu funcionamento e de suas limitações caminham juntas. Assim, analisar a sociedade moderna contempla uma discussão da instância que funciona como sua autoconsciência: a concepção de ciência que lhe é própria, as ciências sociais, cuja matriz é a ciência da natureza. Ciência e sociedade moderna são compreendidas no âmbito da categoria weiliana da condição. Aqui não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  12
    Niilismo, Conhecimento e Absoluto Em Friedrich H. Jacobi.José Fernandes Weber - 2023 - Revista Dialectus 28 (28):65-77.
    O artigo apresenta os elementos filosóficos constitutivos da crítica, lançada por Jacobi a Fichte em sua Carta a Fichte, segundo a qual “Idealismo é niilismo”. Para tanto, reconstitui a crítica de Jacobi à pretensão idealista de estabelecer um sistema absoluto do conhecimento que, partindo da atividade originária e infinita do pensamento, põe a objetividade do mundo na medida em que o pensa; dá atenção à centralidade do problema do absoluto/de Deus na argumentação de Jacobi e sua relação com as noções (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    Inversão real e inversão ideal: a crítica da ideologia em A ideologia alemã.Gisele Zanola - 2022 - Cadernos de Filosofia Alemã 27 (2):69-85.
    Este artigo apresenta o conceito de ideologia em A ideologia alemã, de Marx e Engels, a partir da relação entre a inversão real gerada pela divisão do trabalho e a inversão ideológica, considerando o problema de a ideologia ser caracterizada como a inversão da realidade das relações de produção ao mesmo tempo que a expressão dessas mesmas relações. Por meio da análise do conceito procura-se reavaliar a importância dos manuscritos inacabados de “I. Feuerbach”, tendo em vista que a discussão bibliográfica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  12
    Debate transformado em querela: panorama sobre a relação entre o luxo e as paixões.Rafael de Araújo E. Viana Leite - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):33-47.
    Pretendo mostrar a relação entre o surgimento das primeiras apologias do luxo no século XVIII e a mudança de estatuto das paixões humanas. A hipótese que gostaria de defender é a de que a alteração da compreensão das paixões humanas possibilitou a formulação de uma nova antropologia segundo a qual a busca por prazer é entendida como legítima moral e politicamente.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  39
    Priming semântico em crianças: efeitos da força de associação semântica e frequência do alvo.Candice Steffen Holderbaum & Jerusa Fumagalli de Salles - 2010 - Revista Aletheia 33:95-108.
    O priming semântico é um tipo de memória implícita que se caracteriza pelo efeito facilitador de um estímulo precedente no processamento de um estímulo posterior, causado pela relação semântica existente entre os dois. O objetivo deste estudo foi verificar relações entre os efeitos de priming semânt..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    Universalidade e Simbolização em Leibniz.Franklin Leopoldo E. Silva - 2006 - Cadernos Espinosanos 15:41.
    A partir da concepção de um racionalismo integral, em que vigora o ideal da plena demonstrabilidade segundo o paradigma identitário da verdade, configura-se em Leibniz a questão da universalidade, que seria enunciada com mais pertinência como a do determinismo universal. São dois aspectos de uma mesma questão: em primeiro lugar, a universalidade no sentido arquitetônico, correspondente à totalidade; em segundo lugar, a determinação absoluta do indivíduo singular. Tanto num caso quanto no outro, a plena determinação é inalcançável para a mente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  49
    Boekbesprekingen.J. De Fraine, P. Fransen, H. Renckens, L. Rood, Al De Bil, P. Smulders, J. Beyer, J. De Munter, C. Sträter, E. Vandenbussche, J. Tesser, J. Van Torre, S. Trooster, H. Somers, P. Huizing, A. van Kol, A. Snoeck, A. van Leeuwen, J. Nota, L. Steins Bisschop, H. Geurtsen, J. Defever, M. De Tollenaere, F. Malmberg, L. Vander Kerken, J. Ellerbeck, M. De Tollenaerf, G. de Leeuw, Th Mulder, W. Couturier, Em Janssen & P. Schoonenberg - 1952 - Bijdragen 13 (3):306-348.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Fisio-psicologia e linguagem em Nietzsche: um viés de crí­tica í racionalidade.Jorge Luiz Viesenteiner - 2010 - Princípios 17 (27):53-74.
    Resumo : o objetivo do trabalho é analisar a crítica de Nietzsche à razáo ocidental bem como aos elementos epistemológicos que fornecem suporte à racionalidade. Através do mapeamento de alguns textos do último período de produçáo filosófica de Nietzsche, esse estudo parte da associaçáo entre razáo e décadence através de uma trajetória que começa com Sócrates e que se desdobra ao longo da modernidade, a fim de constatar a maneira pela qual um determinado processo decadencial resulta na "perversáo da razáo", (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Imunidade, desestabilização e propriedade : o sistema de direitos em Unger.Rafael A. F. Zanatta - 2019 - In Carlos Sávio G. Teixeira (ed.), Rebeldia imaginada: instituições e alternativas no pensamento de Roberto Mangabeira Unger. [São Paulo, SP]: Autonomia Literária.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  19
    Psicologia Racional e Antropologia Empírica em Kant.Alexandre Hahn - 2019 - Natureza Humana 21 (2):53-76.
    o presente artigo busca destacar a importância dos “Paralogismos da razão pura” para o projeto kantiano de uma antropologia empírica sistematicamente constituída, isto é, uma ciência do homem. Mais precisamente, defenderá que o principal resultado da crítica à psicologia racional (enquanto doutrina da alma) foigarantir a possibilidade lógica do “eu numênico”. Isso permitiu que o homem fosse pensado como agente livre, capaz de fazer algo de si mesmo, superando sua condição demero produto da natureza. Essa ideia de homem é fundamental (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  17
    Esfera Pública e Interseccionalidade Em Habermas.Charles Feldhaus - forthcoming - Dissertatio:152-166.
    Este estudo busca elucidar de maneira geral o conceito de interseccionalidade e examinar como o paradigma discursivo de Jürgen Habermas desenvolvido em obras como Teoria da ação comunicativa e Facticidade e validade enfrenta a questão das demandas interseccionais por igualdade de tratamento nas sociedades democráticas contemporâneas. O conceito de interseccionalidade chama a atenção para as interrelações e os efeitos colaterais da pertença à diferentes tipos de discriminação social como sexo, raça, gênero, classe social, etnia,entre outros. Habermas reconhece a dimensão interseccional (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23.  4
    O termo diversidade e seu deslocamento em portais de notícias: do discurso didático ao polêmico.João Kogawa, Débora Kogawa & Indaiá de Santana Bassani - 2024 - Bakhtiniana 19 (4):e65489p.
    ABSTRACT This article analyzes the polemical and didactic discourses on the materiality of the term diversidade [diversity] as it has circulated, from 2006 to 2022, on news portals. Guided theoretically by French Discourse Analysis and methodologically by the tool AntConc, the corpus indicates a mutation in the dominant meaning effects of the pivot-term as it stops participating in a completive structure such as diversidade de espécies [diversity of species] to become an intransitive word. This process involves a transition and coexistence (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    Dialética E política em Hegel.Thadeu Weber - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (160):759-768.
    A dialética hegeliana não pode ser entendidaapenas como método ou instrumento depensar, mas também como conteúdo pensado. Apolítica é o desdobramento ou concretização doprincípio da liberdade enquanto fio condutor e organizadordas estruturas jurídicas e sociais, dentrode um processo dialético.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  10
    Universidade e Memória.Franklin Leopoldo E. Silva - 2024 - Discurso 54 (1):6-14.
    Em artigo inédito, Franklin Leopoldo e Silva desenvolve os sentidos da memória na produção da identidade, destacando as relações significativas do presente com o passado e o futuro na construção da história. Desse ponto, o autor acentua o papel das instituições nesse processo – um processo de exercício de poder, no qual se tem, na verdade, a institucionalização do poder – e, dentre elas, em particular a instituição universitária.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  32
    (2 other versions)O Circuito da ipseidade e seu lugar em “O Ser e o Nada”.Bento Prado Júnior - 2006 - Doispontos 3 (2).
    A close examina t ion of Sartre's discussion of the limits of the self in Being and Nothingness may shed light on his ideas on the nature of Metaphysics, O ntology and Phenomenology. Some implicatio ns of his discussion are presented, centered on his de f e nse of the irre ducibility of the phe nome non of being to the being of the phenomenon when dealing with the passage from phenomenology to ontology, which culminates in his phe nomenological ontology (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  37
    A ontologia de Lukács e a sexualidade em perspectiva emancipatória.Aurélio Bona Junior - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 18.
    O presente estudo parte da compreensão de que a sexualidade é uma dimensão de grande importância na constituição educacional da personalidade e na emancipação humana, e visa levantar possibilidades de compreendê-la a partir do pensamento ontológico de György Lukács. Para tal, apresenta e articula os conceitos de ontologia, ser social e trabalho, discute o lugar da subjetividade no ser social, e propõe uma reflexão sobre a sexualidade como dimensão que, mesmo originária de uma pré-disposição biológica, se reveste de sentido social (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  28
    Sobre o populismo em Ernesto Laclau e Nadia Urbinati: lógica da política ou desfiguração da democracia?Francisco de Assis Silva - 2023 - Griot 23 (2):99-114.
    O populismo contemporâneo tem suscitado profícuos debates entre os teóricos políticos, tais como Ernesto Laclau, com a sua teoria do discurso atrelada à psicanálise, defendendo a ideia de que o populismo representa a lógica da política; e Nadia Urbinati, que compreende o populismo como a desfiguração da democracia. O desdobramento deste embate de ideias levará à análise de uma figura importante para o populismo: o líder populista. Se para Laclau a noção de _significante vazio_ expressa o sujeito coletivo na figura (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  36
    Análise do Discurso baseado em taxonomia de Martin e Rose: um caso para promover o discurso sobre CLIL no Programa de Doutorado em Filosofia da Religião.Oleg Pavenkov & Mariia Pavenkova - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):129-139.
    This study is devoted to examining the introduction of the Content and Language Integrated Learning classes that combine the history of religion philosophy and English language education within the Ph.D. programme. New global challenges and the BRICS development require the implementation of the CLIL programmes for organizing and improving intercultural cooperation, to give it a more profound value-grounded character. In this regard, it is necessary not only to introduce the teaching of the English language but also to improve the discursive (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Ben shene Kohanim gedolim: maran he-"Ḥafets Ḥayim" u-maran ha-Reʼiyah Ḳuḳ: be-tosefet ḥeʻarot ha-Reʼiyah le-sefer "Ḥafets Ḥayim".Menaḥem Ḳempinsḳi - 2015 - [Elʻad]: Menaḥem Ḳempinsḳi. Edited by Israel Meir & Abraham Isaac Kook.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  12
    Direito, intersubjetividade e Estado em Edith Stein.Marcio Henrique Pereira Ponzilacqua - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e33408.
    O objetivo do artigo é compreender e apresentar a filosofia do direito no âmbito do pensamento de Edith Stein. Sob o prisma fenomenológico, há de se analisar os conceitos axiais empregados pela autora, capazes de elucidar o sentido de direito, tais como Pessoa, Comunidade e Estado, conforme defluem de seus escritos e refletivos à luz de especialistas. Com base nesses elementos, há de se perscrutar a atualidade e aplicação do seu pensamento no contexto sociojurídico contemporâneo e as possíveis consequências desta (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  42
    Humanização dos Cuidados Paliativos em Contexto Domiciliário. Interpretação Clínica e Conclusões Principais de um Inquérito com o Questionário SERVQVAL.M. S. Marques, H. Bacelar-Nicolau, V. Tomé, A. Oliveira, P. Maio, J. G. Ferreira, A. Sousa Ferreira, O. Dias, J. Fonseca & P. Frade - 2010 - Revista Portuguesa de Filosofia 66 (2):427-459.
    Apresentam-se os resultados clínicos principais de uma primeira investigação efectuada a familiares de doentes sob tratamento paliativo no domicílio da área de Lisboa, com o instrumento de medida da satisfação SERVQUAL Modificado. Dos 58 familiares/doentes que responderam ao questionário apenas uma minona estava insatisfeita (uma classe de 5 indivíduos mostra-se francamente insatisfeita), uma classe de 15 estava moderadamente satisfeita, havendo 38 individuos fortemente satisfeitos com a qualidade e prontidäo dos serviços prestados. Porém urna percentagem elevada de doentes, segundo a opinião (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  26
    (1 other version)Cenografia, agenciamento e mundo ético na entrevista em Jogo de cena: uma abordagem discursiva.Silma Ramos Coimbra Mendes & Maria Cecília Pérez de Souza-E.-Silva - 2022 - Bakhtiniana 17 (3):83-104.
    RESUMO Entre a vasta produção de Eduardo Coutinho, destaca-se o documentário Jogo de cena, celebrado como “objeto solar” da filmografia do cineasta, no qual a entrevista ocupa um lugar central. O objetivo deste artigo é refletir discursivamente sobre ela a partir de cenas de fala postas a circular em relação às escolhas estéticas e à materialidade do documentário; natureza da relação entrevistador-entrevistadas, marcada pela recusa a uma “suposta neutralidade” e produção de agenciamentos, cenografias e mundo ético. Para isso, são acionados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  18
    Morte individual e vida coletiva em Spinoza.Juliana Merçon - 2010 - Cadernos Espinosanos 24:35.
    São três as questões básicas às quais se dedica este artigo. Primeiramente, perguntamos: Por que seria a liberdade de pensamento e expressão uma condição necessária à paz social? As respostas que nos provê Spinoza nos ajudarão a compreender o grave erro político que é condenar ao exílio, à prisão ou à morte aqueles cujo pensamento confronta o regime estabelecido. Entre os raros casos de indivíduos que mantêm sua honestidade quando esta lhes impõe o risco da morte, destacamos o de Sócrates. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  35
    A integração entre razão E fé em agostinho.Adelmo José da Silva - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):337-342.
    Agostinho ocupa um papel importante como ponte entre a filosofia antiga e a Idade Média. Sobre Aristóteles, mostrou conhecer as obras Categorias, Tópicos e Da interpretação, traduzidas por Mário Vitorino. Não obstante isso, Agostinho faz uso muito mais intenso da filosofia de Platão e de Plotino. Assim, este pensador cristão considerou possível conciliar preocupação cristã com reflexão filosófica a partir da tradição grega, bastando somente, neste processo, a realização de algumas correções. Deste modo, apresenta-se a forma como Agostinho incorporou a (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  57
    Boekbesprekingen.P. Ahsmann, J. De Fraine, T.-M. Tison, J.-M. Tison, W. Beuken, R. D'hondt, A. Van Kol, P. Fransen, P. Grootens, J. Mulders, J. Kerkhofs, F. Bossuyt, M. Dierickx, J. Vercruysse, C. Verhaak, L. Vander Kerken, H. Geurtsen, L. Van Bladel, H. Van der Lee, M. De Tollenaere, H. Meddens, Frans Vandenbussche, G. Schreiner, E. De Strycker, P. Van Doornik, F. Cuvelier, Em Janssen & E. Janssen - 1963 - Bijdragen 24 (4):432-464.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  20
    Hibridização e gêneros do discurso em Recife frio, de Kleber Mendonça Filho.Adriana Pucci Penteado de Faria E. Silva - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):97-118.
    RESUMO Neste trabalho, proponho uma leitura de aspectos discursivos do curta-metragem de ficção Recife frio, de Kleber Mendonça Filho, com o objetivo de refletir sobre como a hibridização de gêneros na obra, decorrente da presença de gêneros intercalados no filme, cria sentidos e provoca determinada postura na interlocução com os espectadores. Para tanto, discuto alguns conceitos-chave da teoria bakhtiniana, descrevo momentos específicos do curta-metragem e proponho análises pontuais de determinadas cenas ou sequências. A forma de diálogo com o corpus segue (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  17
    Notas sobre a intuição em Pascal e Bergson.Franklin Leopoldo E. Silva - 1980 - Discurso 12:113-126.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  14
    O enigma do corpo e o delírio da visão em Merleau-Ponty.João Carlos Neves de Souza E. Nunes Dias - 2022 - Princípios 29 (60):323-338.
    O artigo investiga a noção de corporeidade apresentada por Merleau-Ponty em O olho e o espírito. Na crítica aos modelos filosóficos constituídos pela filosofia reflexivas e seu modo de compreensão do corpo, Merleau-Ponty evidencia, ao longo de O olho e o espírito, a reflexividade corporal a partir da noção de estesiologia e suas consequências filosóficas. Enfatiza, no contexto de sua nova ontologia, o enigma do corpo e o delírio da visão, a partir da duplicidade do sentir. Aproximando-se da arte e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. A ética discursiva e o caráter procedimental do discurso prático em Habermas.Cledes Antonio Casagrande & Eucledes Fábio Casagrande - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):131-145.
    A pergunta sobre o bem viver, a justiça e a reta ação moral acompanham a trajetória histórica do ser humano. Diante de uma sociedade plural e relativista como a nossa, a ética do discurso de Habermas apresentase como um procedimento fecundo de justificação e de validação do agir humano. Haure seu estatuto de plausibilidade na linguagem e se coaduna ao movimento da guinada linguística da filosofia contemporânea, que provocou um processo de revisão de todos os problemas filosóficos até então colocados, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  12
    Poder constitucional e democracia em Locke.Joel Ulhôa - 1999 - Philósophos - Revista de Filosofia 4 (2):115-134.
    O artigo analisa os princípios pelos quais são delimitados os poderes do Estado e assegurado o respeito aos direitos individuais, no Segundo tratado sobre o governo,de John Locke.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Aparência, visibilidade e contatos: a autoprodução em sites de redes sociais e a cena da música eletrônica.Beatriz Brandão Polivanov - 2011 - Logos: Comuniação e Univerisdade 18 (1).
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif";} Este trabalho pretende discutir como jovens brasileiros ligados à cena da música eletrônica se autoproduzem online, através do mapeamento netnográfico de como são apropriados os sites Orkut e Facebook. Argumentamos que o pertencimento ao segundo traz marcas de distinção social e que duas questões são cruciais nesse processo: a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  25
    A percepção em Edmund Husserl E em Maurice Merleau-ponty.Maria Aparecida Viggiani Bicudo - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (1):79-90.
    Neste artigo apresentamos nossa interpretação de obras de Edmund Husserl e de Maurice Merleau-Ponty lidas sob o enfoque da pergunta "qual o significado que esses autores atribuem à percepção?". Abordamos temas concernentes à constituição do sentido e da realidade mundana; ao desenvolvimento do simbólico; ao estabelecimento da intersubjetividade; à constituição da subjetividade e à unidade corps-propre. Trabalhamos o significado de verdade oferecida como presença e dada por perfis.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  52
    Os objetos da música e da matemática e a subalternação das ciências em alguns tratados de música do século XVI.Carla Bromberg - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (1):9-30.
    Sabe-se que, durante alguns períodos da história, a Música e a Matemática foram ciências que compartilharam seus conceitos e discussões. Um dos períodos no qual essa comunhão se deu de maneira significativa foi o Renascimento. A Música era então classificada como ciência e, pertencendo ao grupo das matemáticas, dividia seu espaço com a Aritmética, a quem era subordinada, com a Geometria e a Astronomia. Essa divisão foi transmitida através das obras do filósofo Sevério N. Boécio e prevaleceu durante o século (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  3
    Economia Política e as raízes da posição original em Rawls.Fabricio Pontin - 2013 - Dois Pontos 10 (1).
    O impacto e a relevância da teoria econômica para o desenvolvimento de A Theory of Justice são, frequentemente, deixados de lado na imensa literatura a respeito das obras de John Rawls. Ainda assim, entender os elementos de economia política na obra de Rawls é fundamental para a compreensão dos motivos pelos quais ele abandonará uma abordagem utilitarista para a filosofia política e, consequentemente, par a noss o entendiment o das principais questões que dão origem à noção de justiça como equidade. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  29
    Estratégias de leitura e competência leitora: contribuições para a prática de ensino em História.Vitoria Rodrigues E. Silva - 2004 - História 23 (1-2):69-83.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Corrupção humana E justiça em Pascal.Luís César Oliva - 2015 - Cadernos Espinosanos 33:75.
    Para Blaise Pascal, a corrupção decorrente do pecado original colocou o home em uma situação de total incapacidade de apreender a lei natural. Por isso, a lei não poderá ser senão convencional, o que, por outro lado, não implica total arbitrariedade por parte dos governantes. A própria estrutura ontológica do real impõe limites à tirania, o que implica uma noção de justiça válida para além das particularidades de cada povo. Por isso, mesmo no interior de uma obra com fortes preocupações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. O que pode a filosofia da música? Física e metafísica da música em Schopenhauer.Daniel Pucciarelli - 2019 - Sofia 7 (2):226-239.
    Em termos gerais, o artigo investiga as potencialidades e limites do discurso filosófico sobre música a partir do pensamento de Arthur Schopenhauer. Mais especificamente, pretende-se plausibilizar a tese de que a filosofia da música de Schopenhauer, por operar de maneira autoconsciente no terreno da analogia e por se compreender como uma metafísica robusta da música, é um espaço privilegiado para se estudar a natureza mesma da estética filosófica. Para tal, o artigo oferece uma reconstrução panorâmica tanto das principais linhas de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  30
    Os limites da bioética em Hans Jonas e os limites do principialismo.Marcelo Luiz Pelizzoli - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):111-124.
    Trata-se de, ao expor o andamento de nossa pesquisa em Fundamentos da Bioética, apontar os limites das éticas tradicionais, no caso exemplar do Principialismo, para então investigar a base da proposta de Hans Jonas como alternativa de fundamento contemporâneo para a Bioética – a sua humanização face à civilização tecnocêntrica.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Pedagogia queer, cultura visual e discursos sobre (homo) sexualidades em dois.Tales Gubes Vaz - 1995 - Educational Theory 45 (2):151-165.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 962